INTRODUÇÃO:
CHEFE DO PROJETO: Ives Antônio de Almeida Garrido INICIO: 2014 TERMINO: 2015 ESCALA: 1:100.000 e 1:250.000 OBJETIVOS: Cobertura aerogeofísica de alta resolução com os métodos magnético e gamaespectrométrico, com a finalidade de caracterizar e otimizar a seleção de ambientes e segmentos potencialmente portadores de mineralizações, tendo como objetivo maior a descoberta de depósitos minerais.
LOCALIZAÇÃO:
A área Extremo Oeste Bahia está localizada na porção oeste do estado da Bahia e abrange parcial ou totalmente territórios de 23 municípios inseridos na região econômica Oeste. São os seguintes os municípios: Angical, Baianópolis, Barreiras, Catolândia, Canápolis, Cocos, Correntina, Coribe, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santana, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Desidério, Tabocas do Barro Velho, Wanderley.
GEOLOGIA:
ARCABOUÇO GEOLÓGICO: Esta área está inserida no domínio geotectônico denominado Bahia - Ocidental constituído por Bacias Sedimentares Fanerozóicas, particularmente, pelo Grupo Urucuia, que é representado por arenitos com níveis de pelitos, arenitos conglomeráticos e conglomerados.
RECURSOS MINERAIS: Esta área carece de informações geológicas mais consistentes e de modelos metalogenéticos bem fundamentados capazes de diminuir os riscos de investimentos. Vale ressaltar, também, a inexistência de dados geofísicos seja aéreo e/ou terrestre nesta região.
MÉTODOS:
MAG
GAMA
PARÂMETROS:
O levantamento aerogeofísico da área Extremo Oeste Bahia foi executado através subcontratação da empresa Microsurvey Aerogeofísica e Consultoria Geofísica LTDA para a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, através Contrato nº006/2014, utilizando um multisistema aerogeofísico configurado pelos métodos magnético e gamaespectrométrico. Este projeto foi implementado mediante Primeiro e Segundo Termo Aditivo ao Convênio nº 013/ CPRM/2010, tendo com partícipe a CBPM. O levantamento da área Extremo Oeste Bahia usou como plataforma Aerogeofísica, aeronaves de asa fixa, contendo um sistema de aquisição de dados geofísicos composto de: sistema aeromagnético, constituído por sensor de vapor de césio SCINTREX / GEOMETRICS com resolução de 0,001 nT, nível de ruído de 0,1 nT, com medidas com taxa de amostragem de 10 Hz (dez amostras por segundo), com leituras dos valores do campo magnético bruto e compensado; e um sistema gamaespectrométrico da RADIATION SOLUTIONS RS500, de 256 canais espectrais, onde o espectro de cada um dos cristais detectores é analisado individualmente para determinação precisa dos fotopicos de potássio, urânio e tório, com amostragem a intervalos de um segundo. O sistema detector é constituído por três conjuntos de cristais (NaI) de 1024 polegadas cúbicas, totalizando 2560 polegadas cúbicas de detectores voltados para baixo (downward looking) e dois cristais de 1024 polegadas cúbicas cada, voltados para cima (upward looking), totalizando 2048 polegadas cúbicas. A área Extremo Oeste da Bahia, abrange um bloco com 49.292,70 km², com 103.629,00 km de perfis (linhas de voo) aeromagnéticos e aerogamaespectrométricos de alta resolução, com linhas de produção e controle espaçadas de 500 metros e 10.000 metros, e orientadas nas direções E-W e N-S, respectivamente. A altura de voo foi fixada em 100 metros sobre o terreno. As operações de campo utilizaram como bases de operações as cidades de Barreiras-Bahia e Posse-Goiás. Aeronaves foram utilizadas no levantamento fazendo, ao longo dos perfis, aquisições de leituras do magnetômetro e do gamaespectrômetro, posicionadas através de sistema de observação de satélite GPS, com precisão de 1 metro. No processamento dos dados do levantamento aerogeofísico, foi empregado o software Oasis Montaj Versão 7.2 da Geosoft.
PRODUTOS:
Geração de uma base de dados geofísicos de alta resolução, aumentando a infraestrutura geológica básica do Estado da Bahia, e, contribuindo para a redução dos riscos em prospecção e pesquisa mineral da área aerolevantada, consequentemente atraindo novos investimentos para mineração em território baiano. Disponibilização dos produtos do aerolevantamento para os investidores interessados, para as empresas privadas e públicas, universidades, órgãos institucionais e de pesquisa. Estes produtos finais relativos à fase de aquisição e processamento de dados do levantamento aerogeofísico da área Extremo Oeste Bahia estão contidos no relatório final elaborado pela empresa Microsurvey Aerogeofísica e Consultoria Geofísica LTDA que consta de 15 (quinze) volumes com informações na forma de texto técnico e anexos traduzidos por mapas temáticos nas escalas 1:250.000 e 1:100.000. Os resultados na forma de mapas de contorno temáticos são acompanhados dos arquivos digitais finais do levantamento, gravados em HDs (discos rígidos) externos contendo Banco de Dados (GDB em formato Geosoft), Arquivos de Grids (formato Geosoft), Arquivos XYZ ASCII, Arquivos de Mapas Temáticos e Arquivos de Plotagem de todos os temas (HPGL).